terça-feira, 30 de maio de 2017

TFG 2009/02 - Banca Final - Metro Araribóia

O projeto consiste na implantação de uma estação de metrô pertencente à linha 3 do metropolitano do Rio de Janeiro no município de Niterói, leste fluminense. O projeto em questão trata da estação Araribóia, neste caso, do mais importante ponto de transferência de passageiros da região. Atualmente, as barcas transportam cerca de 75.000 passageiros por dia de Niterói ao Centro do Rio, enquanto o terminal de ônibus João Goulart é responsável pelo fluxo de 350.000 passageiros por dia, a maioria advinda da região leste fluminense onde se encontram os municípios de Itaboraí e São Gonçalo. A implantação da linha 3, sendo parte de um projeto antigo do governo do Estado do Rio de Janeiro, teria portanto o objetivo de substituir o já então sobrecarregado modal marítimo pelo metro subaquático cuja ligação se daria sob a baía de Guanabara, proporcionando uma significativa redução do tempo de deslocamento dos trabalhadores entre essas duas regiões. As deliberações sobre seu sistema construtivo, bem como local de implantação são cruciais para a tomada final de decisões finais sobre o projeto urbanístico que o centro de Niterói tanto aguarda. Ressalta-se ainda que os projetos encaminhados pelo escritório de Oscar Niemeyer como parte do programa Caminho Niemeyer, reforçam à demanda por um projeto definitivo e integrador da orla marítima desde o centro da cidade até as imediações de Jurujuba.
   Como projeto final de graduação, este por sua vez tinha o objetivo de se materializar sob a forma de um projeto de arquitetura. No entanto muitas questões ficaram inconclusivas, tanto pelo aspecto formal, como pelo lógico. A implantação como foi sugerida requer a desapropriação de um grande centro comercial e o traçado do metrô passando por entre as colunas do Terminal João Goulart desperta mais dúvidas do que certezas. Já existe em estudo uma proposta que satisfaz à todas essas premissas e mantém os aspectos positivos da proposta, como a estação de 1 pavimento subterrâneo apenas integrado ao Terminal de ônibus João Goulart. Em breve, este novo material será divulgado.



























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