sábado, 17 de julho de 2010

Casa das Canoas

Em 2005 tive a honra de participar de uma pesquisa maravilhosa da professora Beatriz dos Santos de Oliveira da FAU-UFRJ que trata do arquivo patrimonial de casas brasileiras modernistas, denominada Casas Brasileiras do Século XX. Minha participação consistiu no levantamento das medidas de precisão da Casa das Canoas, de Oscar Niemeyer, uma vez que as publicações e os documentos existentes não atendiam os anseios da pesquisa. Com relação a essa casa na Gávea, de Niemeyer, existiam diferenças notáveis em relação à própria geometria, não só da casa como da piscina e também da projeção da pedra. Como se trata de um levantamento histórico foi necessário o uso de todas as ferramentas disponíveis para descobrir como a casa foi projetada ou mesmo se houve alguma mudança entre o projeto original e a obra em si. As imagens que eu publiquei aqui se referem à fotometria realizada posteriormente ao lançamento das medidas da planta no AutoCAD e no 3D, ou seja, a nova planta já estava desenhada e o que faltava nesta etapa era a compatibilização da rocha existente com a casa que Oscar Niemeyer desenhou em torno dela. Para que esse método desse resultado foi necessário lançar alguns pontos pelo pátio e locá-los no desenho da implantação. O passo seguinte foi posicionar a câmera fotográfica com a lente a uma altura de 1,60m(aproximadamente na metade da altura da casa) e fazer as fotos com a lente perpendicular ao plano do piso. Num software avançado de computação gráfica forma lançadas as coordenadas da pedra, já que a casa e as fotos de fundo estavam perfeitamente alinhadas. Infelizmente, por motivos de direitos autorais não poderei publicar por enquanto o resultado final, com a implantação final e a maquete, mas acredito que em breve a própria pesquisa tratará de levar essas relíquias do nosso passado cultural ao conhecimento de todos.Participaram também desse levantamento os arquitetos Henrique S. Alves e Olivia N. Marra.






               


6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia , sou estudante de arquitetura e preciso reproduzir todas as plantas da casa das canoas. Até agora só consegui o material incompleto. se tiver como você me ajudar entre em contato comigo , por favor.. amanda_nts@hotmail.com.
    obrigada

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Felipe...
    Estamos fazendo um trabalho sobre a casa das canoas e precisamos projetar em maquete, porem não encontramos as medidas corretas... você poderia nos ajudar?

    Att
    Nathy, Chay, Ana e Jé

    ResponderExcluir
  4. Dear,

    We are students of Luca Arts School from Belgium.
    We have to analyse the building Casa das Canoas of Oscar Niemeyer. We are searching for plans, dimensions and details of the building.
    We would be very greatful if you could share them with us.

    Thank you for your help.
    Yours faithfully

    vandenberghe_niels@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. (Sorry by the way, i was so far or long period and i haven't had check this mailbox ultimately. ) I hope i can still help you.)



      I'm not allowed to send original files of this research because I was just an employee and i have no permission to do it, i would like, but i can't. Since you come from a Belgian school, then get in touch directly with the teacher issuing the search it will give the necessary drawings for the desired purpose. The email Beatriz Professor Santos is: oliveirabsantos@gmail.com




      Sincerely,




      Felipe N.

      Excluir
  5. Bom dia Felipe Naltchadjian, estou fazendo um trabalho sobre a casa das canoas, mais estou com dificuldades em encontrar as plantas com a escala gráfica, se voce tiver algum tipo de material que possa me ajuda ficaria muito grato ..
    e-mail jnt.oliveira92@gmail.com
    att Jonathas .

    ResponderExcluir